domingo, 20 de dezembro de 2015

INTOLERÂNCIA À LACTOSE, ALERGIA EM CRIANÇAS


INTOLERÂNCIA AO AÇÚCAR DO LEITE
Lactose é o nome dado ao açúcar contido no leite. É um carboidrato composto por dois componentes: glicose e galactose e os lactobacilos desse leite criam o ácido lático. A lactase é uma enzima que quebra esse açúcar para ser absorvido pelo intestino.

Bom, deixando de lado alguns termos técnicos e complicados, o nosso organismo possui a capacidade de digerir esse açúcar do leite para que ele possa entrar no corpo através do intestino, mas quando esse açúcar não é quebrado (digerido), os sintomas logo aparecem: os gases, diarreia, dor de barriga e inchaço no abdômen e isso acontecem pelo motivo do nosso organismo ter pouca ou nada dessa enzima transformadora, então, isso se chama: intolerância a lactose. As causas podem ser genéticas ou por outros motivos, como exemplo: uma infecção no intestino, doença celíaca.
SINTOMAS DE MAL-ESTAR, INDIGESTÃO DO AÇÚCAR DO LEITE

Em crianças, a frequência é bem maior que nos adultos.
Outro sintoma nas crianças é o surgimento de uma espécie de alergia na pele por todo o corpo com coceiras, bolinhas vermelhas ou até bolhas nos braços, costas, peito, cabeça e pernas e, de momento, é bastante desesperador para os pais que em situações como estas, não sabem como agir.

Alguns casos acontecem em que quando são aplicadas algumas pomadas nessas crianças, elas até melhoram, mas, os incômodos reaparecem.
O ideal é fazer uma dieta e retirar o leite e seus derivados: iogurtes, queijos, creme de leite, manteiga, por pelo menos uma semana e verificar o que acontece. Provavelmente irá ter melhorias. Não desaparecendo os sintomas, claro, um especialista deverá ser consultado.
Em uma situação como esta outra intolerância que tem acontecido muito frequentemente é com o glúten (intolerância ao glúten). O glúten está contido em alimentos como: a aveia, cevada, centeio, trigo branco refinado: pão branco, bolos, pizzas, salgados, etc., quanto mais refinados, pior. Eles causam a doença celíaca e que vão causar alergias e as doenças autoimunes.

Esses efeitos são causados por uma obstrução inflamatória no intestino que deixa passar a proteína do leite de vaca para a corrente sanguínea, então, o sistema imunológico a identifica como um corpo estranho e esta pessoa terá reações adversas, inclusive, alergias na pele, problemas da tireoide.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares