sábado, 26 de dezembro de 2015

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DESENVOLVE FÓRMULA QUE COMBATE O ZIKA VÍRUS

A USP de São Carlos surpreende novamente...


(UFSCAR) Universidade Federal de São Carlos
(USP) Universidade de São Paulo - São Carlos
Laboratórios da (USP) Universidade de São Paulo - Unidade de São Carlos em conjunto com a (UFScar) Universidade Federal de São Carlos desenvolveram recentemente uma fórmula para eliminar os mosquitos transmissores do vírus da dengue: o Aedes Aegypti, também o Chikungunya e o Zika Vírus que este provavelmente esteja causando uma doença atual chamada de "Microcefalia" em bebês recém-nascidos.

O surto, recentemente ocorrido no Brasil tem sido mais frequente nas regiões do Nordeste do país e preocupa mulheres em período de gestação, pois, alguns desses bebês recém-nascidos apresentaram uma má formação no cérebro, geralmente com o crânio de tamanho menor do que o normal que é de 33 cm.
CARACTERÍSTICAS DE MICROCEFALIA EM BEBÊS

Este produto foi testado, aprovado e apresentado aos órgãos oficiais de saúde. Esta nova estratégia utilizada no combate à praga de mosquitos transmissores de doenças, baseia-se em uma pastilha contendo um tipo de bactéria que após ser dissolvida na água, esses micro-organismos vão de encontro às larvas dos mosquitos e as eliminam em seus criadouros.

Somente na cidade de São Carlos foram registrados 17 Mil casos este ano e segundo o pesquisador, Sr. Euclides Matheucci Jr. que também é professor de biotecnologia, disse que o sistema funciona da seguinte forma:
As pastilhas são colocadas nos criadouros dos mosquitos e após dissolvidas, as bactérias localizam as larvas e as atacam e que num período de 05 horas, pelo menos 50% das larvas são destruídas e o restante, nos próximos dias.


AEDES AEGYPTI
LARVAS DE MOSQUITOS

Ficou definido que as pastilhas serão distribuídas inicialmente à própria população da cidade em caráter de emergência. Segundo ele, as pastilhas também possuem um sistema molecular de identificação do tipo de mosquito (larva) que se encontra naquele criadouro.

Cerca de 30 Mil estudantes do ensino fundamental irão ajudar na distribuição que terá início na primeira semana de 2016.

O zika vírus entrou no país em 2014 (ano da copa).
O zika vírus se utiliza do mosquito da dengue (Aedes Aegypti) para se propagar, assim como a Febre Amarela e a Febre Chikungunya.

Em tempos de epidemia desses mosquitos, evite o pior e faça em casa como garantia um repelente caseiro, rápido, fácil e barato, assista ao vídeo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares