domingo, 11 de outubro de 2015

A PÍLULA DO CÂNCER NOS "TRIBUNAIS DE JUSTIÇA" DO BRASIL - (FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA)




STF - Superior Tribunal Federal - Brasilia (DF) - BR

Quinta-feira, 08 de Outubro de 2015 havia sido proibida a entrega da "Fosfoetanolamina Sintética", (pílula que tem curado pessoas com vários tipos de câncer no Brasil) pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a pacientes em tratamento.
Diante desta situação, um Advogado do Rio de Janeiro, indignado com a decisão do Presidente do (TJ) por ter barrado sua liminar, entrou com uma ação no (STF) Supremo Tribunal Federal - em Brasilia (DF) - BR que concedeu uma medida cautelar ao Advogado Dennis Cincinatus. Seu argumento reforça o "direito a saúde" ao cidadão
previsto na Constituição Federal.

Dr. Dennis (Advogado)
Sua mãe tem câncer no pâncreas com metástase no fígado e seu estado já é terminal com menos de 10 dias de vida, segundo a equipe médica responsável pela paciente. Assim, com esta medida cautelar, o Dr. Dennis foi até São Carlos, na USP e com muita burocracia conseguiu sair do Instituto de Química com as cápsulas em mãos para um tratamento estabelecido, de três meses.

Na quinta-feira anterior, 01 de Outubro de 2015, o grupo de pesquisadores da descoberta dessa substância esteve com o Senador Ivo Cassol (PP-RO), os Deputados Estaduais Rodrigo Moraes (PSC-SP) e Roberto Massafera (PSDB-SP) em Araraquara-SP, marcando para o dia 06 a discussão e apresentação do produto em uma audiência pública na (CCT) Comissão de Ciência e Tecnologia em Brasilia (BR). Nessa audiência estarão presentes o Diretor Presidente da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Sr. Jarbas Barbosa da Silva Junior e o Superintendente de Medicamentos e Produtos Biológicos da Agência. Entenda toda a história desse caso desde o início.

No dia 09 já se teve notícias de que o (TJ-SP) Tribunal de Justiça de São Paulo voltou atrás da decisão da proibição do fornecimento das pílulas e libera a entrega a todos os que têm as liminares, argumentando que os relatos dos pacientes favorável a melhorias e cura não podem ser ignorados.

A medida continuará beneficiando mais de 740 pessoas com câncer de todos os tipos em todo o país já com liminares entregues na USP (Universidade de São Paulo) Campus de São Carlos.
Sabendo que o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin iria inaugurar creches em Tapiratiba e Divinolândia, Nilcéria viajou de São José do Rio Pardo até Tapiratiba para pedir ajuda ao governador na liberação das cápsulas.



Nilcéria Semensato que há 11 anos luta contra o câncer, após conversar com o governador ficou esperançosa em usar a substância pois deixou em suas mãos a liminar e telefone para futuro contato.
O Governador de São Paulo prometeu que até o final do mês irá conversar com o Secretário da Saúde para entender tudo sobre essa substância e dará um parecer sobre o fato.
O caso será debatido em Brasilia (DF).


Obs.: Legalidades a parte, a luta para quem tem a doença do câncer, seja qual tipo for é grande e desesperadora tanto para o paciente quanto para a família que igualmente sofre. Pior ainda quando se recebe um comunicado da equipe médica responsável por esse paciente que "todos os recursos disponíveis foram adotados e não se obteve resultados positivos quanto aos tratamentos" e outros que são anunciados como "estado em fase  terminal".

O nível psicológico dessas pessoas de não ver uma luz no final do túnel causa uma depressão profunda até contribuindo para uma piora da doença, lamentável.
Só quem tem o câncer é que pode dizer.

"A discussão hoje é política, para saber até que ponto o governo federal está disposto a investir no problema"
Gilberto Chierice,
Pesquisador e coordenador da descoberta da substância.




“É um pouco frustrante”, afirmou sobre as tentativas de realizar os testes clínicos para solicitar o registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “As rebatidas são tão violentas que vão desanimando. Fiquei com uma tristeza tão grande que fui estudar planta”.

Renato Meneguelo,
Um dos pesquisadores e desenvolvedores da "fosfoetanolamina sintética".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares