sexta-feira, 6 de novembro de 2015

USP DE SÃO CARLOS É AUTUADA POR PRODUZIR A FOSFOETANOLAMINA



A LUTA ENTRE LOBOS E CORDEIROS


O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) autuou a USP - Universidade de São Paulo de São Carlos - BR, multando-a e comunicando a Vigilância Sanitária ao referido Laboratório de Química (IQSC).

O presidente da entidade disse que fiscais estiveram no laboratório da USP onde a substância da fosfoetanolamina sintética é produzida e estes argumentaram que o processo de produção dessas pílulas não segue as normas específicas recomendadas, como ex.: controle de qualidade.

O presidente do CRF-SP, o Sr. Pedro Eduardo Menegasso foi questionado quanto à visita dos fiscais acontecerem somente agora, já que a produção é feita há anos e a polêmica das liminares perdura desde Junho deste ano.

Ele justifica que não tinha até então, conhecimento do fato e que só souberam da produção da substância no laboratório através da mídia".

...continua dizendo que...

"o Conselho Regional de Farmácia somente faz fiscalizações com manipulação e produção de medicamentos e que o Instituto de Química de São Carlos é um "laboratório didático" (de práticas experimentais)."

...e ainda enfatiza...

"o composto não é um medicamento ainda e que não
tem registros neste país."

PÍLULA DA FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA - (Fos-s)

...e mais...

"a justiça transformou essa substância em um medicamento no momento em que obrigou o laboratório a fornecer as cápsulas às pessoas com câncer (cancro). É o primeiro caso neste país em que um produto experimental é transformado em um medicamento à força, pela justiça".

...ele finaliza...

"em 28 de Outubro de 2015 foi o dia em que aconteceu essa autuação e a alegação dos fiscais que lá estiveram era de que não existe um farmacêutico responsável e também um controle de qualidade e a Universidade terá que providenciar."

...também concluiu que...

A Vigilância Sanitária foi comunicada por eles e que a autuação foi de efeito administrativo sem o poder para interdição do laboratório. Como não é um fator criminal, a polícia não foi acionada, pois, apenas são infrações de normas sanitárias.

Menegasso foi sutil em dizer que "pacientes que recebem essa substância, a pílula da "fosfoetanolamina sintética" poderiam estar fazendo parte de um estudo e assim, esse fornecimento seria regularizado", definiu.

Veja mais um depoimento de uma mulher beneficiada pelo composto em vídeo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares