quarta-feira, 2 de março de 2016

GASTRITE, ÚLCERA, AZIA, QUEIMAÇÃO, DOENÇA DO ESTÔMAGO


Eis aqui um desconforto que tira o bom humor e a tranquilidade de qualquer individuo em situações diversas. Simplesmente porque em um curto espaço de tempo, ele, o estômago lhe avisará que quer algo dentro dele e de preferência algo que não o irrite e cause dores ou desconforto.



É neste momento que começa a batalha de como fazer tudo corretamente para se ter um alívio sem consequências que agravem ainda mais no futuro, essa patologia (doença) gástrica.

A gastrite possui dois tipos de gravidade: a crônica e aguda.
AGUDA : Este nível da doença inicialmente causa dor e queimação abdominal, saciedade após pequenas refeições, dilatação abdominal (estufamento) que causam náuseas (enjoos) e vômitos.


Alguns motivos podem ser os causadores desse tipo de gastrite:
medicamentos com corticoesteróides (são derivados do hormônio cortisol). Ele é utilizado em cirurgias, inflamações e traumatismos, mas, com uma extensa lista de efeitos colaterais, inclusive, deterioração da mucosa (parte interna que protege o estômago).

Outros como ácido acetilsalisílico, paracetamol, prednisona, AINEs (antiinflamatórios), radioterapia, infecções, álcool, estresse, bactérias e alimentos crus contaminados com germes.

Crônica : este grau de gastrite pode vir de uma infecção provocada por uma bactéria chamada de H. PYLORI . Geralmente ela é adquirida pela ingestão de alimentos crus mal higienizados e o estômago é a sua moradia perfeita. ela consegue sobreviver na baixíssima acidez do estômago e irá corroer a mucosa gástrica (revestimento interno do estômago).


Gastrite Atrófica : Recentemente é o problema gástrico mais diagnosticado atualmente em pacientes. Essa gastrite aparece quando surge uma diminuição bastante acentuada de quantidade de células produtoras de ácido clorídrico no estômago.

Ao avançar da idade, essa produção de suco gástrico é bastante diminuída à partir dos 40 anos. Da adolescência até os 40 anos ela cai em média pela metade, a sua produção e até os 60-70 anos cai novamente pela metade.

A deficiência de iodo no corpo também colabora para uma hipocloridria (baixa produção de ácido clorídrico no estômago), suco gástrico.



Ácido clorídrico ou suco gástrico é a mesma coisa. ele é um líquido ácido que é produzido para acontecer a digestão do alimento no estômago que se transformará em uma pasta.

Outro motivo que "detona" o estômago são alimentos que causam alergias e intolerância . Leite e derivados, glicose excessiva (açúcares), glúten (trigo e alimentos derivados).

Um outro agravante são os medicamentos usados para diminuir a acidez no estômago, ou seja, aqueles que tem uma ação de conter a produção do ácido estomacal, o Hidróxido de Alumínio, antiácidos em geral.
Alguns anti-histamínicos como: cimetidina, ranitidina, famotidina, nizatidina que causam problemas na tireoide (hipotireoidismo), pois eles inibem a absorção de ferro a nível de estômago que prejudicará a Produção do Hormônio da tireoide através da inibição dos receptores T3 . Inibem também um hormônio que produz uma proteção da mucosa do estômago (PGE2).


Essa gastrite não será curada sem a proteção do estômago.

Inibidores da bomba  prótons - Omeprazol

Continua 2ª parte...

http://sintoniasaudenatural.blogspot.com.br/2016/03/ulcera-gastrica-medicacao-e-as.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares