quarta-feira, 30 de setembro de 2015

PORQUE É TÃO FÁCIL ENGORDAR E DIFÍCIL EMAGRECER?



Basicamente são: as mudanças de hábito, o sedentarismo e as comidas modernas. Os tipos de alimentos que são consumidos atualmente, na maioria são ricos em carboidratos simples que são os refinados brancos (o trigo branco, o açúcar branco, as  massas em geral) e também os enlatados, as comidas prontas.
As gorduras trans e saturadas (óleos vegetais hidrogenados, margarinas, leia os rótulos) e as de origem bovina, estes, possuem alto valor calórico e de difícil digestão.

Toda energia (glicose) que fica acumulada no corpo, provém da alimentação (açúcar e carboidratos) aquilo que não é queimado como energia totalmente, se transformará em “gorduras localizadas na mulher. No homem é mais comum a chamada “barriga de chopp” porque ela fica acumulada geralmente em suas vísceras. Na mulher, ela é mais subcutânea (debaixo da pele).
01 grama de gordura saturada libera 09 calorias.
01 grama de carboidrato simples (massas de trigo) ou proteína, libera 04 calorias.

Os carboidratos são os mais viciantes (pães, bolos, salgadinhos, massas, etc). As gorduras trans ou óleos vegetais hidrogenados, todos contendo "gordura vegetal hidrogenada" são intensamente prejudiciais à saúde, como por ex:
as margarinas, os óleos de cozinha e tudo o que é cremoso têm gordura trans, elas se depositam facilmente no nosso corpo e é de difícil eliminação. 

Muitos dos alimentos produzidos na cozinha, geralmente têm trigo ou açúcar nas receitas, daí a propensão de se engordar é muito grande, pois, ambos vão virar glicose excessiva no sangue e o que sobrou e não foi queimada será transformada em gorduras.

OS CHAMADOS HIDRATOS DE CARBONO (CARBOIDRATOS) E AS GORDURAS SATURADAS CONTINUAM SENDO OS GRANDES VILÕES DO EMAGRECIMENTO.


Hidratos de carbono mais conhecido como "carboidratos". O arroz branco também é uma fonte considerável e deve-se levar em conta como caloria: 1 xícara de arroz branco cozido, possui 200  calorias.
Quando você come um alimento rico em carboidrato simples, puro, sem nenhum acompanhamento: pão, biscoito, bolacha, o índice glicêmico no sangue sobe muito rápido e a alta produção de insulina  provoca mais fome, pois, estes são alimentos considerados vazios, daí, a vontade de comer mais, aumenta. Se a pessoa for sedentária (não faz exercícios, caminhadas diárias), a tendência é ganhar peso.

DICA:

Quando for comer um carboidrato, acompanhá-lo sempre com uma proteína: ovos, carne branca, peixe, porque essa mistura evita um alto índice glicêmico diminuindo os riscos de Diabetes.
A alta produção de insulina constante no sangue, por causa da glicose excessiva irá prejudicar o pâncreas pelo seu trabalho constante.

A mulher deve consumir no máximo, em média, 2000 calorias diárias e os homens até 3000 calorias.
A possibilidade de uma pessoa engordar ou não, dependerá da relação entre o que ela come e o que queima de calorias. Se comer mais do que queimar, vai engordar.
Outra observação: praticamente a maioria dos alimentos contêm carboidratos, uns com mais calorias, outros com menos, até as proteínas e gorduras saturadas contém calorias.

O que faz valer é comer equilibrado, pois nosso corpo não vive só de carboidratos, ele precisa também das gorduras boas: azeite de oliva, óleo de coco, abacate, castanhas, etc), de vitaminas (verduras, legumes, frutas), de proteínas (ovos, linhaça, peixe) e sais minerais diários (magnésio, sódio, cálcio, potássio, etc). Um prato de comida deve ser sempre dividido em 04, exemplo: Arroz, feijão, salada e carne magra, isto é básico para a saúde e pode ser complementado com uma fruta.

Esta forma de se alimentar é perfeita, pois, existe aí um equilíbrio nutricional que vai colaborar para um emagrecimento natural sem uso de comprimidos ou fórmulas mirabolantes que prometem milagres.
A regra é simples e deve-se:
Tomar café da manhã como um leão;
Almoçar como um cão;
E jantar feito passarinho.
Ao sentir fome entre as refeições principais, introduza nesse meio: as frutas, comendo-as naturalmente, os sucos verdes ou vitaminas.

Os sucos com limão, abacaxi, morangos ajudam a queimar gorduras e hidratam o corpo, além de serem fontes ricas de vitaminas e sais minerais, mas, esses sucos devem ser feitos com uma mistura combinada de frutas e legumes que é bastante saudável e destoxificante, limpa os rins, fígado, intestino e o sangue e são ricos em fibras evitando a glicação no sangue (subida rápida da glicose).
Veja algumas receitas fáceis e interessantes na página: SUCOS DETOX.
A maçã é um dos componentes mais usados em sucos e é bastante importante, pois além de adocicar e evitar o uso do açúcar que é prejudicial, ela alcaliniza o corpo protegendo-o de doenças como gripes, viroses, etc.

É importante salientar que não se deve beber enquanto se come no mesmo momento, e sim, só após a refeição, o ideal é esperar ao menos de ½ a 1 hora após, porque o líquido fermenta a comida no estômago atrapalhando a digestão e ainda causa azia, refluxo, mal-estar.

Outro fator importante de não se conseguir uma redução de peso pode estar relacionado a problemas da tireoide, ou seja disfunções hormonais, se ela estiver descontrolada não se condiciona ao emagrecimento.

Sabe aquelas “gordurinhas localizadas”, elas poderão se transformar novamente em glicose no sangue e serem queimadas, isto, se você não comer excessivamente mais açúcar e carboidratos sem queimá-las no mesmo dia. Esta é mais uma forma de emagrecer.
O mais importante é ter uma dieta equilibrada, comer de tudo um pouco e evitar os “fast foods” (comidas rápidas), os lanches, sanduíches, pizzas, (alimentos vazios), muitos doces, produtos industrializados e muita fritura.

Frutas, verduras e legumes são essenciais para se ter esse equilíbrio e fazer com que o processo de emagrecimento funcione.
Os refrigerantes, massas, doces, gorduras trans e as gorduras saturadas possuem um alto índice de calorias. Estes, são os grandes vilões para uma dieta do emagrecimento.
Se quiser saber mais, veja no link como funciona a: “DIETA CETOGÊNICA”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares