sábado, 6 de fevereiro de 2016

AEDES AEGYPTI, DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA VÍRUS (UTILIDADE PÚBLICA)


O mosquito Aedes Aegypti é um inseto que transmite vírus através de sua picada em seres humanos causando vários sintomas e que deve ser observado com atenção para não piorar o quadro clínico que pode chegar à morte.
MOSQUITO AEDES AEGYPTI


COMO SABER SE TENHO DENGUE...

Observe os sintomas:
  • Manchas vermelhas no corpo
  • Dor de cabeça ou dor no fundo dos olhos
  • Dores fortes pelo corpo
  • Fraqueza e febre alta
  • Enjoo e vômito.

COMO SABER SE TENHO CHIKUNGUNYA...

Os sintomas são bem parecidos com os da dengue só que com um *diferencial que é:
  • Além da febre, dor de cabeça, mancha vermelha, dor no corpo, esse diferencial são as *dores fortes nas articulações causando inflamações nas juntas podendo aparecer inchaços e vermelhidão no local.

COMO SABER SE TENHO O ZIKA VÍRUS...

Os sintomas são parecidos com os da dengue e também com um outro *diferencial:
  • Além da febre, diarreia, enjoo e um grande mal estar o outro diferencial é a *erupção cutânea, coceiras nos braços, rosto, pescoço, pernas, planta do pés, palma das mãos, conjuntivite e sensibilidade à luz.
O QUE DEVO FAZER SE DESCONFIAR QUE ESTOU DOENTE...

A recomendação dos especialistas é que NÃO se automedique sem antes saber as causas, pois alguns medicamentos podem piorar o quadro com o risco de sangramento e morte.
Ao detectar alguns dos sintomas citados acima, a pessoa deverá imediatamente dirigir-se a um órgão da saúde para ser atendido e seguir os procedimentos orientados pelo profissional. Posto de saúde, hospital, pronto socorro, etc.
Importante:
"Os medicamentos usados para baixar a febre e amenizar as dores à base de PARACETAMOL são os únicos indicados nestes casos."
Medicamentos antiinflamatórios e outros à base de Ácido Acetilsalisílico (AAS) não devem ser consumidos, pois, há perigo de piora da doença.

Para evitar que se chegue a esse ponto deve-se observar na própria casa, alguns focos de água parada, inclusive se as caixas d'água estão bem tampadas, os reservatórios de água da chuva, garrafas no quintal e os pratinhos das plantas que costumam acumular água.
Se você perceber algo parecido na vizinhança não pense duas vezes em comunicá-los, talvez tenha passado por despercebido.

A evolução do mosquito, do ovo até o nascimento leva em média, cerca de 7 a 10 dias, geralmente ele aparece pela manhã e voa mais durante o dia. Esses mosquitos gostam de cantos escuros, lugares de sombra para repousar.
Seus ovos sobrevivem no inverno voltando ao ciclo de nascimento no próximo verão.
LARVAS DE MOSQUITO
Para tentar eliminar esses ovos, os objetos e locais deverão ser lavados com água sanitária, somente assim haverá garantia de sua total eliminação.
O importante é verificar minuciosamente em todos os lugares do quintal e ao redor da casa e detectar algum possível foco após as chuvas.
Os criadouros devem ser eliminados evitando a multiplicação desses mosquitos para a proteção de sua própria família e vizinhança.

O Zika Vírus, atualmente está em estudo no mundo todo para se descobrir as suas consequências e a sua relação com a microcefalia em bebês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares